O novo 3008!

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Em linha com a nova identidade visual da PEUGEOT, o novo 3008 teve a frente redesenhada. A grade e o farol de neblina, com moldura inspirada nos últimos carros-conceito da Marca, são delineados por peças cromadas que parecem emergir da carroceria, ressaltando a robustez do modelo. Adornado com dois filetes cromados, a entrada de ar reforça a presença natural do veículo.

Os códigos estilísticos da PEUGEOT estão presentes também no novo conjunto ótico, que apresenta linhas de recortes inovadores. Os faróis são cercados por uma área cromada e luzes diurnas em LED ressaltam a personalidade tecnológica do novo 3008.

O emblema do Leão segue a mesma linha: não mais delimitado por moldura, domina a face frontal da carroceria cercado por dois vincos, que sugerem a sensação contínua de movimento. Os toques de cromo sobre a guarnição superior da janela, capas dos retrovisores externos, frisos das longarinas e em inox dos para-choques dianteiro e traseiro demonstram um alto nível de qualidade.

A parte traseira mantém as linhas sinuosas do conjunto. A lanterna traz novas luzes em LED em tom escuro marcada por três “garras” que sugerem um efeito em 3D. O emblema do Leão, no centro da tampa do porta-malas, agora vem acompanhado da inscrição PEUGEOT logo abaixo.

O novo 3008, que apresenta ainda rodas diamantadas de 17 polegadas com design exclusivo, realça a vocação aventureira do crossover: um modelo robusto, versátil, com posição elevada de dirigir, um comportamento dinâmico exemplar, garantido pela motorização THP, e que alia conforto, espaço e tecnologia de um modelo familiar. Uma combinação de vocações que torna o veículo único.

Um interior cuidado nos mínimos detalhes

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Em seu interior, o novo 3008 conta com um ambiente extremamente aconchegante e confortável a todos os ocupantes. Ao entrar no veículo, o ambiente é iluminado pela grande área envidraçada do modelo, na qual se integram 1,70 m² do para-brisa. O gigantesco teto panorâmico de vidro, de 1,60 m², eleva a superfície envidraçada total para 5,34 m².

O posto do condutor, desenvolvido à forma de um “cockpit de avião”, foi concebido em torno do motorista, que encontra um painel de instrumentos de acabamento cuidadoso, formado por mostradores com números brancos e agulhas vermelhas, sob um fundo negro.

Materiais de qualidade oferecem uma percepção qualitativa incontestável, tanto em termos visuais como táteis, presentes, por exemplo, no revestimento texturizado do painel e nos detalhes cromados brilhantes e foscos.

O console central surge na continuidade visual do painel de instrumentos e continua até encontrar a alavanca da caixa automática de velocidades. O largo console separa os bancos da frente e funciona como apoio central de braços. Nele, o condutor também encontra as funções de climatização do veículo, sistema de áudio, seletores de ajuste do Head Up Display e do Freio Elétrico de Estacionamento (ver mais detalhes em Soluções Tecnológicas).

Tal como acontece com o condutor, o passageiro da frente e os de trás se beneficiam de uma posição muito confortável. Os ocupantes dispõem, ao nível dos cotovelos, de uma largura de 1.476 mm e 1.480 mm, respectivamente, à frente e atrás.

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Soluções tecnológicas: equipamentos de série facilitam o dia a dia

A modernidade do novo 3008 é comprovada por sua ampla lista de equipamentos de série empregados para facilitar o dia a dia dos usuários:

  • Head Up Display

As informações essenciais à condução, como a velocidade e o regulador / limitador de velocidade são projetadas numa lâmina translúcida colorida em policarbonato com tratamento antirreflexo. Ela permite que o condutor as acesse sem ter necessidade de tirar os olhos da estrada. Além do conforto de utilização, o sistema traz benefícios em termos de segurança.

A inclinação, o recolhimento da tela e a luminosidade das indicações projetadas na lâmina podem ser regulados a partir de teclas no console central. O Head Up Display contribui para o efeito “cockpit de avião” do posto de condução.

  • Freio Elétrico de Estacionamento

Esse sistema beneficia o conforto na condução. A partir do momento do arranque, o freio de mão libera-se automaticamente. Quando o motor é desligado, o freio é acionado igualmente de forma automática.

Um processador, em ligação com o ESP, gere o esforço para imobilizar o veículo, em função da inclinação. O freio de mão permanece em vigília durante o tempo de imobilização para reajustar, se necessário, o esforço de aperto. O condutor pode, no entanto, forçar este aperto mantendo apoiado o comando da trava (peso rebocado, transporte em caminhão, barco, entre outros).

No caso de uma parada sem corte da ignição, o comando elétrico, situado ao alcance da mão, pode ser acionado manualmente. Para libertar manualmente o freio de mão elétrico é indispensável que o pé pressione o freio.

  • Hill Assist – Assistência ao Arranque em Rampa

O modelo conta com um sistema de assistência ao arranque em rampa com vantagens para o conforto de utilização e para um acréscimo em segurança.

Graças à conexão permanente com o ESP, esta função permite, quando o veículo se encontra numa inclinação, mantê-lo parado durante dois segundos depois de tirar o pé do freio, o que dá ao condutor tempo suficiente para acelerar novamente sem que o carro recue na ladeira.

Esse sistema torna as manobras mais seguras e facilita a utilização do veículo, quer para frente (arranque em rampa) ou marcha a ré (por exemplo, para realizar uma manobra de estacionamento numa rampa em descida). O sistema funciona em rampas com um mínimo de 3% de inclinação.

  • Climatização Inteligente

O ar-condicionado automático digital bi-zone permite aos passageiros ajustar a climatização do habitáculo de forma independente tanto do lado esquerdo quanto no direito do veículo. A difusão do ar é feita por quatro saídas no painel de bordo, também em saídas para os pés dos ocupantes da frente e ainda em aletas para os passageiros traseiros.

A climatização do ambiente pode ser feita de forma manual (com filtro de poeira e de pólen) ou automática. Nesse caso, a função Air Quality Sensor (AQS), ligada a uma sonda de qualidade do ar, comanda automaticamente o fechamento da tampa de reciclagem em caso de detecção de uma variação do nível de poluição do ar.

  • Multimídia WIP NAV RT6

O sistema de áudio com USBBox permite a conexão de tocador de CD com MP3 aliado às  funções Bluetooth e conjunto “mãos livres” para telefone celular. Pode-se também acionar os dispositivos conectados à entrada auxiliar, como um aparelho de iPod. Some-se a isso um sistema de navegação por GPS projetado em uma tela colorida de sete polegadas rebatível eletricamente.

Aerodinâmica otimizada

A arquitetura, o estilo e as dimensões determinam para o veículo um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,296, que o coloca entre os melhores do seu segmento. O valor deste índice de penetração no ar e o SCx que dele resulta (0,760), apesar de uma área frontal de 2,56 m² devido à altura e à largura do carro, traduzem o desenvolvimento a favor da redução do consumo de combustível e, em consequência, das emissões de CO².

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Motor 1.6 16V Turbo High Pressure de 165 CV

A modernidade do projeto, que está na essência deste crossover, encontra-se presente também em seu propulsor, que segue a tendência internacional de downsizing de motores, desenvolvendo alta performance e baixos níveis de consumo e emissão de poluentes.

Equipado com motor 1.6 16V Turbo High Pressure, é fabricado com bloco em alumínio, extremamente leve e desenvolvido em cooperação com a BMW. Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o propulsor de 1.598 cmde cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 kgfm disponível à marca de 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.

A ótima performance desse motor deve-se ao desenvolvimento de diversos componentes com o propósito de redução de atrito, gerando, assim, economia de combustível e baixíssima emissão de poluentes na atmosfera. Exemplo: o alternador, a bomba de óleo, a turbina do motor, a válvula termostática, a bomba d’água e o comando de válvulas de admissão são pilotados, ou seja, comandados segundo uma estratégia definida eletronicamente pelo módulo da injeção eletrônica. Isso permite um controle muito mais preciso de seu funcionamento, sem desperdícios de energia comuns nos motores convencionais.

As folgas internas neste tipo de motor também são muito pequenas comparadas com os motores atuais. Elas só são conseguidas porque em sua fabricação são utilizados maquinários modernos e de excelente padrão de usinagem, que gera uma durabilidade maior ao longo do tempo.

Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis velocidades. Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao grande prazer de condução proporcionado pelo modelo.

Outro fator importante na caixa automática é que o conversor de torque utilizado também é pilotado, proporcionando uma condição de tráfego mais seguro principalmente em reduções. Neste tipo de conversor, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o efeito de “freio motor”. Assim, o condutor tem a mesma sensação de um carro equipado com caixa de velocidades mecânica: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo “freia” pelo motor. Por consequência, há maior economia de combustível, visto que o propulsor, nestas condições, não injeta combustível para ser queimado, e também economia de freios, pois o condutor utiliza uma energia que estaria sendo desperdiçada.

Um elevado nível de segurança

Estruturalmente, o 3008 se beneficia de uma excelente rigidez torcional.

O novo 3008 proporciona ao consumidor uma segurança máxima em todos os níveis. Em termos estruturais, o veículo foi programado para dissipar a energia de uma colisão de forma programada, recebendo uma tripla estrutura de absorção de impacto frontal.

O modelo beneficia-se também de absorvedores BOGÉ, que controla o comprimento do vão dianteiro em choques dessa natureza. A finalidade deste conjunto consiste em proteger ao máximo o habitáculo e seus ocupantes, limitar as consequências de uma colisão e facilitar as reparações, impactando positivamente nos custos junto às seguradoras.

Vale ressaltar também que a coluna de direção é deformável: diante de um choque, ela se retrai num ponto preciso para proteger o condutor.

Para proteger da melhor forma os ocupantes diante de uma colisão lateral, a coluna B é particularmente reforçada. As colunas B e C são constituídas por duas chapas de aço de densa espessura. Da mesma forma, todas as portas contribuem de maneira eficaz para tornar rígido o modelo, criando uma sólida estrutura entre as colunas A, B e C.

Apesar da presença da tampa traseira nivelada com o piso do compartimento de bagagens, foi integrada uma barra destinada a absorver os choques e assegurar uma maior facilidade de reparação.

Finalmente, o modelo, ao ser submetido aos testes de colisão promovido pelo EuroNCAP, instituto europeu responsável por avaliar a segurança dos veículos comercializados no continente, conquistou a nota máxima, de cinco estrelas.

  • Meios de retenção

O veículo dispõe de seis airbags com oito pontos de proteção, sendo dois frontais, dois laterais (que protegem o tórax e a bacia dos passageiros da frente) e dois do tipo cortina (para a cabeça dos passageiros da frente e de trás). O veículo apresenta ainda de inúmeros dispositivos de segurança, como freios ABS de última geração, ESP (Controle Dinâmico de Estabilidade), REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem), AFU (Assistência a Frenagem de Urgência) e ASR (Assistência Anti-derrapagem), além de sensores de obstáculo traseiro.

Estão disponíveis também alarme, cinco cintos de segurança com três pontos de fixação, bem como alertas sonoros de cintos fechados/não fechados, com informação visual por meio de pictogramas:

  1. Nos assentos da frente, os cintos têm pré-tensores pirotécnicos (com uma dupla pré-tensão no caso do passageiro para melhor retenção da bacia, para além da caixa torácica);
  2. Nos assentos traseiros, os cintos laterais são equipados com limitadores de esforço;
  3. Apoios de cabeça dianteiros em forma de “carteira” e traseiros em vírgula para os três ocupantes.

Encontram-se disponíveis nos assentos laterais traseiros duas fixações Isofix para assentos de criança.

  • Uma frenagem eficiente

A boa performance de frenagem do novo 3008 é assegurada por discos ventilados de grandes dimensões: 302 mm de diâmetro e 26 mm de espessura. As pinças de freio dianteiras têm pistões com um diâmetro de 57 mm. Já a traseira é equipada com dois discos de 268 mm x 12 mm.

Conforto acústico de alto nível

A rigidez da estrutura do 3008, além do benefício à segurança, contribui ainda para sua acústica, evitando que a carroceria entre em ressonância com as irregularidades da estrada.

Com um para-brisa acústico, absorvedores em locais estratégicos (sob o painel), a cobertura dos comandos da caixa de velocidades, a adoção de uma dupla barreira de estanqueidade ao nível das juntas das portas dianteiras e traseiras e o tratamento da suspensão traseira, tudo foi estudado para o novo 3008 oferecer um conforto acústico de primeira ordem.

Prazer de condução

A suspensão dianteira é do tipo pseudo McPherson com barra estabilizadora e molas helicoidais. A traseira é composta por uma travessa deformável, molas helicoidais e barra estabilizadora integrada, de dimensões compactas e rigidez importante, garantia de um bom controle de vibrações e de um excelente comportamento da carroceria.

Dessa forma, a calibração da suspensão foi desenvolvida para entregar o melhor compromisso entre conforto e estabilidade, transmitindo segurança e controle ao motorista em todas as condições de rodagem e de piso.

Um veículo multiuso

Os passageiros do novo 3008 têm a disposição espaços de arrumação que totalizam cerca de 50 litros de volume útil.

À frente:

  • Um grande volume refrigerado disponível no console central, sob o apoio de braços dianteiro, permite alojar uma garrafa de 1,5 litro, CDs ou demais objetos, graças a sua capacidade de 13,5 litros;
  • O porta-luvas disponibiliza ao passageiro um volume de quatro litros;
  • Um espaço fechado situado abaixo do volante, integrando o Manual do Proprietário, oferece um volume de 3,7 litros;
  • Dois grandes compartimentos rígidos nas portas com sete litros cada;
  • Dois porta-copos no console central;
  • Uma rede de retenção de objetos no lado direito do console central, à disposição do passageiro da frente.

Na traseira:

  • Duas tampas dão acesso a espaços de 3,8 litros à direita e 3,3 litros à esquerda, sob os pés dos passageiros de trás;
  • Porta-revistas atrás dos encostos dos bancos da frente;
  • Duas bolsas rígidas nas portas, cada uma com 2,5 litros.

O interior do veículo apresenta ainda:

  • Três tomadas de 12V (à frente do console central, na parte posterior dela para os passageiros da segunda fileira de bancos e no bagageiro);
  • Os passageiros traseiros se beneficiam de um apoio de braços central que dá acesso ao porta-malas.

Além da grande quantidade de porta-objetos em todo o habitáculo, o compartimento de bagagens é facilmente acessível graças à divisão da tampa em duas partes, uma superior, cuja dimensão permite a manipulação em qualquer lugar, e outra inferior. Esta área serve para facilitar a carga de objetos pesados, já que pode suportar um peso de 200 kg repartido pela sua superfície.

O bagageiro do modelo oferece a possibilidade de ser facilmente dividido, graças a um piso que pode ser modulado em três níveis. Patenteada pela Marca, esse sistema facilita a utilização do veículo no dia a dia.

Nível 1: o piso móvel, que pode ser extraído do veículo se necessário, posiciona-se no fundo do bagageiro para oferecer o maior espaço de carga possível.

Nível 2: o piso fica alinhado com a tampa aberta – 25% do volume total do bagageiro passa a estar disponível abaixo deste piso e 75% entre o piso e o teto. Esta posição permite um piso perfeitamente plano, desde a tampa até o painel de bordo, quando os encostos traseiros e do passageiro da frente são escamoteados.

Nível 3: o piso móvel é colocado no alinhamento da tampa fechada. A repartição do volume total do bagageiro passa a ser de 45% sob este piso e de 55% sob o teto. Em qualquer das duas últimas posições, o condutor poderá compartimentar ou esconder, à sua vontade, os objetos que coloca no bagageiro.

Além do seu piso móvel, o bagageiro do novo 3008 é explorável sem dificuldades. Dispõe de capacidade de 512 litros e, com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade do compartimento de bagagens atinge o volume de 1.604 litros.

Versão única amplamente equipada

O novo 3008 será comercializado no Brasil em versão única de acabamento, denominada Griffe THP. Além dos itens já citados, o modelo oferece os seguintes equipamentos de série:

  • Direção eletro-hidráulica com volante regulável em altura e profundidade;
  • Modularidade de bancos;
  • Vidros elétricos “one touch” com sistema anti-esmagamento em todas as portas;
  • Ajuste dos retrovisores elétricos;
  • Bancos esportivos revestidos em couro e tecido Mistral (tom preto) para os veículos na cor de carroceria Branco Nacré (perolizada) e Cinza Alumínio, e tecido Guerande (tom cinza claro) para os veículos de cor de carroceria Preto Perla Nera;
  • Piloto automático com Regulador e Limitador de Velocidade.

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Fonte: http://www.peugeot.com.br

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