Peugeot 408: Exigência e elegância a serviço da emoção

O espírito que norteou o trabalho dos designers da Peugeot em torno do 408 pode ser resumido em três palavras: harmonia, elegância e dinamismo. A principal exigência foi dotar o veículo de proporções equilibradas, com volumes simples e fluidos, que servissem de base para que os designers pudessem esculpir linhas sutilmente requintadas, puras e sensuais. Essa prioridade determinou as escolhas técnicas do projeto: suas dimensões, seu entreeixos, suas bitolas alargadas, suas rodas com dimensões generosas.

Na dianteira, o 408 exibe os códigos característicos da Marca, com fárois particularmente felinos, que se alongam com harmonia sobre o capô. Eles são compostos por quatro refletores, de acabamento técnico e valorizante, proporcionando ao veículo um olhar penetrante. A personalidade marcante do modelo também deriva do nariz de capô tipo ‘soft nose’, de aspecto dinâmico. Em seu centro está alojado o novo emblema da Peugeot, realçado pela moldura cromada em forma de U. O 408 é, portanto, o primeiro veículo a ostentar a nova imagem da Marca no continente sul-americano. No prolongamento da moldura cromada do novo Leão, dois vincos se estendem sobre o capô, cujo desenho é marcado por linhas que acompanham o design dos faróis e que prolongam naturalmente as colunas do grande para-brisa avançado.

Tal fluidez se estende até a traseira do veículo, arrematada por um spoiler discretamente integrado ao volume do porta-malas. A vasta grade frontal, realçada por lâminas horizontais cromadas, em conjunto com a forma dos farois de neblina, contribui para o dinamismo das linhas do novo sedã. Tais elementos também ressaltam a impressão de alargamento visual do veículo. A lateral do 408 foi cuidadosamente modelada e segue a nova tendência de estilo limpo, sem frisos laterais, mas com caixas de rodas que destacam o estilo das rodas de liga leve. Uma linha suave percorre praticamente toda a carroceria e converge da extremidade das lanternas traseiras até o para-lamas dianteiro, junto a outra linha inferior paralela à base.

Todos esses elementos conferem dinamismo, modernidade e robustez ao veículo. Desde a parte traseira se sobressai a estrutura semi-alta do 408. Uma caída bastante angulada do teto até o bagageiro consolida a grande aerodinâmica do modelo. Inovador na disposição dos monogramas, o Leão é acompanhado pela inscrição PEUGEOT na parte central da tampa do portamalas, reservando o lado direito para a sigla 408. O desenho das lanternas traseiras combina ainda harmoniosamente com o porta-malas do carro.

Gostou? Saiba mais sobre o modelo clicando aqui

Esta entrada foi publicada em Veículos com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s